O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é definido como um transtorno neurobiológico, genético e hereditário que geralmente apresenta-se na infância, antes dos 7 anos de idade, e acompanha o indivíduo durante toda a vida. Esse é um tema que gera bastante preocupação entre familiares, educadores e profissionais da área da saúde e que merece bastante atenção.
Quais os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)?
Sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade ou a combinação de todos eles, são as características predominantes das crianças que possuem esse transtorno. Diante desses sintomas, o TDAH pode ser dividido em três subcategorias: predominantemente desatento, predominantemente hiperativo/impulsivo ou combinado, onde a criança preenche ambos os critérios.
Além disso, também é possível classificar o transtorno em diferentes graus: leve, moderado ou grave. No grau leve, os sintomas estão presentes, mas são poucos e trazem pequenos problemas na vida social ou escolar da criança. Já o grau moderado é caracterizado por sintomas maiores e por prejuízos na vida da criança que são percebidos de forma mais nítida. O grau grave é caracterizado por muitos sintomas, o que resulta em complicações críticas na vida social e escolar da criança.