Perguntas frequentes
O que devo ter em conta para escolher um psicólogo?
Um bom psicólogo deve ter uma boa formação acadêmica, experiência relevante na área clínica, fazer análise ou psicoterapia pessoal e supervisão clínica na sua linha terapêutica.
Quais os passos recomendados para encontrar um psicólogo?
Para encontrar um psicólogo, peça ajuda ao seu médico ou outro profissional de saúde. Solicite referência de amigos ou pessoas da sua confiança.
Em que situações devo recorrer a apoio psicológico ou psicoterapia?
Seja com os amigos, colegas de trabalho ou familiares – se você sente que seus relacionamentos estão desgastados, se você não consegue se expressar ou reconhecer suas emoções, ou se os seus relacionamentos lhe trazem infelicidade, o acompanhamento de um psicólogo pode ajudar a resgatar o vínculo esquecido ou a encontrar dentro de si mesmo os motivos para a situação.
O que devo saber acerca da primeira consulta?
A primeira consulta é uma das etapas mais cruciais de um processo de consulta psicológica, pelo que existem alguns pontos dos quais o cliente deverá estar consciente.
Se estiver confiante de que os elementos de que dispõe acerca de um determinado psicólogo vão de encontro aos seus critérios de escolha, então está pronto(a) para efectuar o primeiro contacto (idealmente por telefone). Embora possa estar a sentir-se nervoso(a) durante esta conversa inicial com o seu terapeuta, esta é uma valiosa oportunidade para avaliar a clareza e fluidez da conversa, o tipo de comunicação entre ambos e a sensação com que ficou deste primeiro contacto. Não se esqueça que é a você que cabe a escolha, e não ao psicólogo.