Autoimagem positiva: Uma blindagem contra a depressão

• Empresa e Organização

A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente conforme Michael Phelps.

Esse transtorno psiquiátrico atinge pessoas de qualquer idade — embora seja mais frequente entre mulheres — e exige avaliação e tratamento com um profissional. O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrio neuroquímico do cérebro.

Hoje se sabe que a depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imune e o aumento de processos inflamatórios.A depressão pode durar semanas ou mesmo anos. E uma vez que o indivíduo passe por uma crise, corre maior risco de enfrentar episódio semelhante outra vez na vida. Na maioria das vezes, o tratamento é feito em conjunto pelo psiquiatra e o psicólogo. Existem diversos medicamentos antidepressivos, que ajudam a regular a química cerebral.

Para o autor americano Dr David Seamands, três reações básicas podem nos levar a depressão: 1-indecisão: quando precisa tomar uma decisão você adia muitas vezes? A procrastinação tirando a paz interior, a mente fica dividida. Tiago ressalta que a mente dividida é inconstante em seus caminhos (Tiago 1.8); 2-raiva: “ a depressão é a raiva congelada”; 3-injustiça: os perfeccionistas possuem um senso de injustiça bastante desproporcional, sentem uma necessidade muito forte de consertar os erros do mundo e acertar tudo.

O SEGREDO É TRATAR AS SUAS RAÍZES EMOCIONAIS E ESPIRITUAIS.

Por que estas abatida, ó minha alma? Salmos 42:5.

As maiores armas psicológica do mal são:

1- O complexo de inferioridade

2- Incapacidade

3- Falta de autoestima esses elementos estão enraizados no mais profundo do nosso ser e constroem uma autoimagem negativa e fraca em função das crenças universais de desamor, desvalor e desamparo.

São poucas as pessoas que conseguem superar o tormento da dúvida quanto a seu próprio valor, as profundas decepções quanto à sua identidade e quanto ao seu futuro. Uma autoimagem fraca pode começar no berço, acompanhar-nos durante os primeiros anos da escola e intensificar-se na adolescência, depois de nos tornarmos adultos, ela parece se assentar sobre nós como uma névoa densa tentando nos envolver ou nos sufocar.

TRÊS COMPONENTES BÁSICOS DE UMA IMAGEM PRÓPRIA EQUILIBRADA E SADIA

1- Sentimento de aceitação

2-Valor próprio

3-Senso de competência