Oficina terapêutica de Resiliência Emocional

O objetivo desse treinamento é propiciar um espaço de desenvolvimento pessoal para os colaboradores que participam do Projeto MENTE PLENA em parceria com a Capelania Escolar de Mato Grosso do Sul.

Sumário
◦1-COMPREENDENDO A RESILIÊNCIA
◦2-ORIENTAÇÕES SOBRE O QUESTIONÁRIO
◦3-DESENVOLVENDO A RESILIÊNCIA

COMPREENDENDO A RESILIÊNCIA
◦Na gênese de sua origem, podemos dizer que a ideia de resiliência surgiu da física, tendo em vista que alguns materiais têm a capacidade de voltar ao seu estado original quando sofrem algum impacto significativo, essa analogia nos remete ao mesmo princípio. A capacidade que uma pessoa tem de enfrentar uma situação adversa e sair reforçado dessa situação, ou seja, sair fortificado dessa circunstância traumática ou estressante.

PILARES DA RESILIÊNCIA EMOCIONAL

1-AUTOEFICÁCIA
A medida em que um indivíduo tem confiança e autoestima para lidar com problemas e obstáculos que se depara.

2-POSITIVIDADE
A medida em que um indivíduo acredita que ele vai experimentar bons resultados na vida.

3-PROPÓSITOS DEFINIDOS
A medida em que um indivíduo tem objetivos claros, que ele está comprometido em alcançar dentro de uma visão.

4-CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO AO NOVO
A medida em que um indivíduo está disposto a adaptar o seu comportamento e abordagem em resposta à mudança das circunstâncias.

5- PENSAMENTO DIVERGENTE
A medida em que um indivíduo percebe que ele é capaz de encontrar soluções novas para os problemas com que se depara.

6-EQULIBRIO EMOCIONAL
A medida em que um indivíduo é capaz de manter a tranquilidade e o controle das suas emoções em situações de estresse.

7-CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO
A medida em que um indivíduo desfruta de experiências que o desafiem e percebe estas situações como oportunidades para aprender e se desenvolver e se superar.

8-APOIO CONSISTENTE
A medida em que um indivíduo está disposto a pedir ajuda e apoio aos outros ao lidar com situações difíceis, tendo pessoas e grupos confiáveis.

DESENVOLVENDO RESILIÊNCIA EMOCIONAL: UMA JORNADA CONSCIENTE

DESENVOLVENDO A RESILIÊNCIA
◦Como eu posso desenvolver resiliência ?
1-Tenha uma visão e um propósito:
Tenha uma visão definida por inspiração e propósito, planos e tarefas para buscar estratégia de enfrentamento diante de situações adversas. Ao colocar-se em situações em que você tem que usar seus recursos de enfrentamento, você irá aprender que é capaz de lidar com essas situações. Identifique e observe modelos. Identifique pessoas que são capazes de lidar com situações desafiadoras e difíceis com facilidade. O que elas fazem e o que você pode aprender com eles?

2-Desafie suas crenças limitantes:
Desafie suas próprias crenças limitantes. A crença em nossa capacidade de lidar com as coisas é muitas vezes limitada por nossas crenças sobre nós mesmos e nossas próprias capacidades. É importante desafiar e questionar essas crenças, porque muitas vezes são apenas elas que nos impedem. O primeiro passo é identificá-las e o segundo é se perguntar que evidências você tem para acreditar nelas. O que te limita e evoca medo?

3-Exercite a autoconfiança e a esperança:
Você precisar acreditar que tem boas ideias e é capaz de vencer, exercite a esperança de que tudo tem um ciclo e uma fase. Autoconfiança é fundamental para a resiliência, mas como tudo pode ser disfuncional quando é excessiva. Pode ter o potencial de virar arrogância e excesso de confiança. Também poder levar a assumir riscos excessivos e gerar uma sensação de que você é ‘invencível’. Tenha uma convicção de fé inabalável. Não seja daqueles que retrocedem mas seja daqueles que creem.


Tem interesse neste curso?

Clique no botão abaixo e faça sua inscrição agora mesmo!